HOME > ARTIGOS

Adote pequenas atitudes e tenha grandes resultados

Início de ano é época de algumas mudanças para o ano novo. É importante fazer uma lista, olhar para cada item dela com cuidado e analisar se você realmente está decidido a fazer com que suas metas se tornem realidade. Por mais que essa lista esteja cheia de mudanças propostas por familiares, namorada (o) ou amigos, o primeiro passo para que elas aconteçam, é mudar velhos hábitos e fazer com que essas resoluções sejam importantes também para você.

Pequenas atitudes podem provocar grandes mudanças na sua saúde e no seu corpo:

1 - Alimente-se bem

A alimentação é responsável por aproximadamente 70% da sua saúde e forma física. Uma dieta apropriada precisa ter proteína suficiente para construir músculos, carboidrato para fornecer energia e “gordura do bem” para garantir a reprodução celular e manter a saúde. Uma refeição pequena e balanceada a cada três horas é um bom começo. Você não sentirá fome ao longo do dia e seu metabolismo ficará acelerado.

Os substitutos de refeição são boas opções para os dias mais atribulados. Existem opções para quem quer emagrecer, ganhar massa muscular ou, puramente, se alimentar de forma rápida e saudável. No vídeo sobre substitutos de refeição, a nutricionista Patricia Leite esclarece as diferenças e facilita a sua escolha.

2 - Hidrate-se

Água é um dos mais importantes ingredientes para a vida. Mais de 70% dos nossos músculos são feitos de água. A água participa de todos os processos metabólicos, incluindo a síntese protéica. Também ajuda o organismo a se livrar das toxinas e combate o inchaço. Uma boa medida é beber 10 copos d’água por dia e aumentar a quantidade no verão e durante os treinos. A pouca hidratação pode causar tonteiras e desmaios. Tenha sempre uma garrafa para hidratação com você.

3 - Pratique exercícios

Exercite-se por, pelo menos, 3 horas por semana. Este é o tempo mínimo para você perceber alguma mudança no seu corpo. Exercícios aeróbicos vão fortalecer seu coração, queimar calorias e emagrecer. Exercícios de resistência construirão músculos e deixarão seu corpo mais definido. Além disso, quanto mais massa muscular você tiver, maior a sua queima calórica diária.

Para saber a sua composição corporal e avaliar se o seu treino está sendo eficiente para a construção de massa magra, use um monitor de gordura.

4 - Evite os Excessos

Uma das indicações de que você está se excedendo nos treinos é a sua pulsação ao acordar. Use um monitor de pulso ou um monitor cardíaco para medir e veja: se a sua pulsação estiver 10 ou mais batimentos maior que o de costume, você pode estar sofrendo de overtraining. Outros indícios são cansaço e desânimo para os treinos. Tente descansar por 1 semana. Se os sintomas não passarem, procure um médico.

5 - Durma Bem

A duração do seu sono pode alterar a sua performance. A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas dormindo para que fiquem realmente descansadas. Se o seu rendimento cair, fique de olho nas suas horas de sono, elas podem estar sendo insuficientes.

Se você sofre de insônia, é uma ótima idéia a suplementação de cálcio + magnésio. Deficiências nestes minerais podem ser a causa de movimentos involuntários que atrapalham muito o sono. Vitamina B12, camomila e passiflora também são boas opções.

6 - Experimente os elípticos

Os elípticos são os melhores aparelhos aeróbicos para os que têm problemas nos joelhos. Iniciantes se adaptam rapidamente e atletas avançados podem usar uma combinação de inclinação e resistência.

7 - Alongue-se

Muitas pessoas treinam pesado, mas esquecem de alongar. O alongamento melhora a performance porque aumenta a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. Além disso, a prática regular de alongamentos faz com que os músculos passem a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, o que ajuda na prevenção de lesões musculares.

O alongamento ideal não provoca dor, então estique-se sem excessos. Para um alongamento mais prático e eficiente, use um aparelho para alongamento.

Voltar