HOME > ARTIGOS

Quer resultados e diversão? Conheça a Gym Ball

Uma onda de bolas grandes e coloridas invadiu as academias e virou mania com a promessa de saúde e boa forma física em pouco tempo. Mas afinal, por que estas esferas gigantescas se tornaram uma febre? Saiba como surgiram, quais são os efeitos destes exercícios e confira algumas dicas para complementar seu treinamento para obter o Corpo Perfeito sobre uma Gym Ball.

Desenvolvido por fisioterapeutas suíços na década de 70, que pesquisavam um novo método que auxiliasse na reabilitação de problemas posturais, a enorme esfera feita de borracha resistente capaz de suportar até 300 kg, ultrapassou as fronteiras da Suíça e virou sucesso no mundo inteiro.

Desde que conquistou os especialistas de fitness, a bola suíça tem sido aplicada para potencializar os efeitos das aulas de ginástica localizada, alongamento e condicionamento físico. Até famosos clubes brasileiros de futebol e americanos de basquete, por exemplo, já aderiram ao treinamento com Gym Ball.

O esforço exigido pela superfície instável da bola durante os movimentos é um dos principais fatores que contribuem para melhorar os resultados alcançados e também tornar as atividades muito mais divertidas.

Veja dicas de exercícios que podem ser praticados em sua própria casa:

Peito Peito
Deite de bruços sobre a bola e apóie a ponta dos pés no chão. Com os pés, dê um impulso fazendo a bola rolar para frente permitindo que as mãos se encostem ao chão e as pernas fiquem soltas no ar. Flexione os cotovelos aproximando o peito do chão e volte. Faça duas séries de 20 repetições com intervalo de 1 minuto entre elas.
Agachamento
Em pé, apóie as costas na bola (que deve estar encostada na parede), cabeça reta e afaste as pernas na largura dos quadris. Flexione o joelho formando um ângulo de 90º rolando a bola na parede e volte. Execute duas séries de 20 repetições e descanse por 1 minuto entre elas.
Agachamento
Glúteos Glúteos
Deite de costas sobre a bola, apoiando ombros e parte superior das costas, flexione as pernas e mantenhas os pés no chão voltados para frente. Eleve os quadris por 2 segundos e volte à posição inicial. Execute duas séries de 20 repetições descansando por 1 minuto. Se o exercício estiver muito fácil, coloque um halter de 1 ou 2 kg na parte de baixo do abdômen para dificultar a elevação dos quadris.
Abdominal
Deite sobre a bola apoiando a parte inferior das costas, incline levemente o tronco para trás, coloque as mãos atrás da cabeça, flexione os joelhos e volte os pés para frente no chão. Flexione o tronco à frente, contraindo o abdômen, e volte. Faça duas séries de 20 repetições, com intervalo de 1 minuto.
Abdominal
Alongamento Alongamento
Sente sobre a bola e afaste as pernas. Inspire. Incline o tronco para trás, até apoiar as mãos no solo enquanto expira, e depois volte.
Sente sobre a bola, estique a perna esquerda à frente e mantenha a direita flexionada. Inspire, incline o tronco para frente em direção ao chão e segure a ponta do pé. Expire. Espere alguns segundos e faça com a outra perna. Alongamento

Para melhorar e acelerar os resultados, pratique os exercícios pelo menos 4 vezes por semana alternando os dias, não deixe de fazer atividades aeróbicas pelos menos 3 vezes por semana e adote uma alimentação balanceada. E não esqueça de consultar sempre um profissional especializado para receber as orientações adequadas.

Aprenda na tabela abaixo como escolher a bola com o diâmetro ideal para sua altura:

DIÂMETRO DA BOLA
ALTURA DA PESSOA
1,40 a 1,54m
1,55 a 1,69m
1,70 a 1,87m
1,88 a 2,03m
acima de 2,04m


Cuidados importantes:

1- Crianças somente devem utilizar a bola mediante a supervisão constante de adultos;

2- É recomendável usar roupas leves, para maior liberdade de movimentos;

3- Durante o uso da bola, remova de seu corpo ou roupas objetos que possam danificá-la (anéis, relógios, pinos, alfinetes, cintos, fivelas, chaves, canetas, entre outros) e verifique que não há objetos no chão que possam perfurá-la.


Voltar