HOME > ARTIGOS

Descubra os benefícios do treinamento ao ar livre! (Parte 2)

Descubra os Benefícios do Treinamento ao Ar Livre! (Parte 2)

Na segunda parte deste artigo conheça outras formas de exercícios para fugir da rotina das academias. Treinar ao ar livre poder ser uma excelente alternativa para as pessoas que se sentem desanimadas e com falta de estímulo para os treinos. Se você ainda não leu a primeira parte desse artigo, vale a pena conferir.

Levar a sessão de exercícios para um ambiente ao ar livre pode ser a solução que quem precisa renovar a motivação e desafiar a si mesmo para atingir um melhor condicionamento. Há infinitas possibilidades de treinamentos para mudar um pouco a sua rotina.

Levar o treinamento para um ambiente ao ar livre, pode significar que cada sessão será uma nova aventura, uma chance de observar a natureza e uma oportunidade de rejuvenescer o espírito.


Bicicleta (trilhas ou ruas):

Tanto faz a preferência de andar de bicicleta em trilhas ou em ruas, o fato é que ela é uma excelente forma de melhorar sua capacidade cardiovascular e tonificar os músculos inferiores. O ciclismo pode melhorar a saúde e aumentar os níveis de energia.

Um clima agradável é sempre bom para fazer uma atividade. A maioria dos grupos de ciclistas se reúne mais na primavera ou no verão. Reúna os amigos para curtir o clima agradável da estação juntos, fazer um passeio e ainda se exercitar.

Você pode levar em consideração ir para o trabalho de bicicleta, se o tempo estiver bom. Você vai economizar o dinheiro da passagem, ou da gasolina e do estacionamento, e ainda vai queimar calorias.


Natação:


Nadar é uma forma espetacular de aprimorar o condicionamento cardiovascular, além de trabalhar o corpo todo. É ótimo para o coração e ajuda no fluxo de oxigênio para os músculos. Há vários estilos a serem praticados (costas, crawl, peito e borboleta) e você pode usar ou não equipamentos de natação, como, por exemplo, a prancha.

Nadar não é bom apenas para a saúde cardiovascular, mas faz bem para o corpo, pois trabalha abdômen, ombros, costas e tonifica o corpo inteiro. Procure saber onde é possível fazer aulas de natação perto de onde você mora, trabalha ou estuda. Se quiser incrementar o seu treino cardiovascular enquanto estiver nadando, saia da piscina e faça alguns abdominais, flexões de braço e agachamentos a cada 3 ou 4 voltas completas.


Pular corda:


Pular corda é um excelente exercício para a saúde cardiovascular, o enrijecimento muscular e a coordenação motora. Pular corda é um exercício bem barato e não requer muito espaço. Você pode variar a velocidade e o ritmo do seu treinamento. Descanse quando necessário. Você pode queimar 3 vezes mais calorias em 10 minutos pulando corda do que no mesmo tempo andando na esteira.


Patins roller-blade "in-line":


Estudos comprovam que andar de patins é um excelente exercício cardiovascular, e um exercício de resistência muscular tão bom quanto o ciclismo, mas não tão bom quanto a corrida.

Os roller-blades são similares aos patins convencionais, mas têm apenas uma linha de rodinhas enfileiradas por isso são chamados de "in-line". Esses patins geralmente não são caros. Em alguns lugares dá para alugá-los por hora, ou pelo dia inteiro.

É importante usar sempre todos os equipamentos de proteção, tais como, capacete, joelheira, proteção para os pulsos e equipamentos luminosos para ser visto de noite. Procure patinar em lugares seguros, como trilhas, ciclovias e calçadas. Isso diminuirá as chances de você se machucar.


Esportes aquáticos:


Se você mora perto de lagos, lagoas, rios ou açudes, aproveite para praticar o ski aquático e o jet-ski. Esses esportes promovem um trabalho muscular intenso. Tente também o wakeboard, uma variação muito divertida do ski aquático. Caiaque e canoagem também são excelentes exercícios. Ao remar você trabalha os músculos dos braços, os ombros, as articulações e trabalha também o seu abdômen.


Essas são apenas algumas idéias de exercícios cardiovasculares práticos. Com eles você irá desenvolver novos músculos, além de tonificar os músculos já existentes. É bom lembrar que se você acostumar seu corpo com os mesmos treinamentos os resultados passarão a não aparecer mais.

Lembre-se de aquecer antes e diminuir o ritmo no final do treinamento. Depois que terminar, faça um alongamento. Use protetor solar e beba bastante água.
Aproveite, como você já deve ter lido todas as revistas da sua academia mesmo, da próxima vez que pensar em ir correr ou caminhar na esteira, faça diferente. Vá curtir o clima da primavera/verão e sair um pouquinho. Vá fazer seus exercícios ao ar livre e divirta-se.

Você vai sentir como é divertido e prazeroso quebrar a rotina da academia e ver o seu corpo se transformar com todos os benefícios e a satisfação dos exercícios ao ar livre.

Produtos Relacionados:


Voltar