HOME > ARTIGOS

Descubra quais suplementos os melhores esportistas do mundo estão usando (Parte 2)

O que podemos ver no esporte, hoje em dia, são jogos super disputados, com equipes dando tudo de si. Dessa forma, a preparação física passou a ter um papel fundamental na determinação do sucesso, ou fracasso, de uma equipe.

No artigo anterior, vimos alguns produtos usados para proporcionar aos atletas uma vantagem competitiva real. A suplementação nutricional evoluiu muito ao longo dos anos e hoje é considerada indispensável para qualquer atleta. Se você ainda não viu o artigo anterior clique aqui.

A suplementação adequada é fundamental para melhorar a performance e equilibra o estresse associado à competição em si.

Agora você vai conhecer outros suplementos usados por esportistas de todo mundo e que podem ajudar você a melhorar sua performance nas atividades físicas que pratica, seja em uma corrida, uma partida de futebol, basquete, vôlei, natação, ciclismo, etc., seja malhando com pesos na academia ou em qualquer outra atividade.

Veja os suplementos em destaque abaixo.

CARBOIDRATOS
ESPECIAIS

Combustível para a atividade física

Os carboidratos são os combustíveis perfeitos para o corpo e o cérebro. Eles são divididos em categorias, dentre as quais se destacam a maltodextrina, a dextrose, os sport drinks, as barras energéticas e os energéticos em gel.

Entrar em um jogo sem carboidratos é como pegar a estrada para uma viagem com pouco combustível! Alguns carboidratos, por serem digeridos mais lentamente (carboidratos complexos), são indicados para atividades físicas de longa duração como, por exemplo, uma partida de futebol. É o caso da maltodextrina.

No entanto, outros carboidratos são digeridos rapidamente (carboidratos simples) e fornecem ao organismo a energia necessária para uso imediato, que é muito importante em atividades intensas de curta duração e também no processo de recuperação física após a prática esportiva. É o caso da dextrose, por exemplo.

Os sport drinks, as barras energéticas e os energéticos em gel são geralmente compostos de mais de uma fonte de carboidratos e são perfeitos e práticos para serem consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar.

ÓLEO DE PEIXE
(ÔMEGA-3)
Intensifica a recuperação de
músculos e articulações

Pessoas ativas como malhadores e esportistas estão vendo a suplementação com óleo de peixe não apenas como uma forma de manter uma boa saúde, mas também como uma forma de melhorar a performance. Atletas se interessam basicamente por 4 benefícios principais do óleo de peixe:

  • Redução da inflamação nos músculos e articulações para acelerar a recuperação;. [12,23]
  • Manutenção da saúde e da estrutura de tecidos de conexão e articulações; [12,23]
  • Auxílio na manutenção dos níveis de testosterona para um ótimo desenvolvimento muscular; [12,19]
  • Diminuição dos níveis de triglicerídeos, o que reduz os riscos de doença do coração. [1, 2, 6, 24]

ÓLEO DE LINHAÇA
(FLAXSEED OIL)
Acelera a cura de
torções e hematomas

Atletas reportam que suplementos de óleo de linhaça os ajudam em uma recuperação mais rápida após atividades físicas e na redução das dores musculares. Pesquisadores acreditam que isso ocorra porque a semente do linho tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. [1,2,3]

Muitos atletas reportam que o uso de suplementos de óleo de linhaça auxiliam contra torções e hematomas. De acordo com algumas descobertas, com essa suplementação, contusões menores podem demorar apenas um quarto do tempo de cura que antes era necessário. [1,2,3]

O óleo de linhaça (semente de linho) pode ainda acelerar a taxa de metabolismo do corpo e ajudar a queimar gordura mais rapidamente. Isso faz com que o atleta emagreça e, assim, ganhe agilidade.

MULTIVITAMÍNICOS
Suporte total para
execução e recuperação física

As vitaminas e minerais são considerados "nutrientes essenciais". O corpo não é capaz de produzi-los e eles são vitais para nossa saúde, pois servem de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluidos e produção de energia. Os esportistas têm uma necessidade maior de vitaminas e minerais, porque a atividade física faz com que haja um maior gasto desses nutrientes essenciais.

Sendo assim, a reposição dos mesmos é indispensável para dar suporte à execução da atividade física bem como para ajudar na recuperação total do organismo depois da mesma. Qualquer deficiência se traduz em uma baixa performance física e um maior risco de contusões e machucados.

Multivitamínicos são complexos que reúnem diversas vitaminas e minerais em um só comprimido. São uma maneira prática de abastecer o seu corpo com todos os nutrientes essenciais.

GINKGO BILOBA
Atenção, raciocínio, memória

O ginkgo biloba aumenta o transporte de oxigênio para o cérebro e, dessa forma, melhora a performance mental. A performance mental otimizada em campo é MUITO importante. Você precisa lembrar das estratégias traçadas. Você tem que raciocinar rápido para poder tirar seu adversário da jogada.

Melhorar o raciocínio e a memória não apenas possibilita você de lembrar de estratégias e jogadas, como também melhora o seu tempo de reação e estimula a melhor consciência em tempo real das coisas que acontecem dentro de campo.

Agora você sabe como uma boa suplementação pode ajudar na sua performance física. Então escolha o suplemento mais indicado para os seus objetivos.

Referências Bibliográficas: 1, 2


Voltar