HOME > ARTIGOS

Monitores Cardíacos: Deixe seu coração guiar seus treinos

Nas academias, geralmente, as pessoas dão muita atenção ao desenvolvimento dos músculos, mas acabam esquecendo o mais importante deles: o coração. O coração é um ótimo indicador do seu nível de condicionamento físico.

Treinar o coração pode melhorar a saúde em todos os aspectos. O coração pode ainda ser usado como um guia para ajudar a melhorar o seu treinamento, e o mais importante, personalizar os seus treinos de acordo com os seus objetivos.

Especialistas, observando o funcionamento do corpo, concluíram que existem faixas de batimentos cardíacos, nas quais o organismo responde de forma diferente a cada uma delas. A essas faixas de batimentos cardíacos deu-se o nome de Zonas de Batimentos Cardíacos Alvo ou Zonas de Treinamento.

Observou-se que existe uma Zona de Batimento Cardíaco Alvo em que a pessoa deve se exercitar para alcançar cada objetivo que deseja, seja a perda de gordura, seja o aumento de resistência física, etc.

Como achar sua Zona de Batimentos Cardíacos Alvo:

Você pode achar facilmente a sua Zona de Batimentos Cardíacos Alvo com esse método simples. Diminua a sua idade de 220 para calcular o seu Batimento Cardíaco Máximo (BCMax).

Escolha seu objetivo de treinamento abaixo e multiplique o resultado obtido do seu Batimento Cardíaco Máximo pelas porcentagens correspondentes para achar a sua Zona de Batimento Cardíaco Alvo:

Zonas de Treinamento

BCMax

Saúde do Coração
(Healthy Heart Zone)

50% - 60%

Queima de Gorduras
(Fat Burning Zone)

60% - 70%

Endurance/Resistência
(Endurance Training)

70% - 80%

VO2 Máximo
(Anaerobic Zone)

80% - 90%

Esforço Máximo
(Red Line Zone)

90% - 100%

Por exemplo, uma pessoa de 30 anos tem o seguinte Batimento Cardíaco Máximo (BCMax): 220 - 30 = 190. Supondo que o objetivo do treinamento dessa pessoa seja a queima de gordura, a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo dela seria entre 114 (190 x 60% [0,6]) e 133 (190 x 70% [0,7]) batimentos cardíacos por minuto.

Entendendo cada uma das Zonas de Batimentos Cardíacos Alvo (Zonas de Treinamento):

ZONA SAÚDE DO CORAÇÃO (também conhecida como Zona de Aquecimento) – Corresponde a 50%-60% do batimento cardíaco máximo.

Essa é a zona mais fácil e confortável de se exercitar e é a melhor para pessoas iniciantes ou que possuem alguma limitação funcional. A caminhada é um bom exemplo de exercício que coloca as pessoas dentro dessa zona de treinamento.

Apesar dessa zona ter sido criticada por não queimar muitas calorias e não ser intensa o suficiente para proporcionar grandes benefícios cardiorespiratórios, ela tem-se mostrado uma excelente ajuda para diminuir a gordura corporal, a pressão arterial e o colesterol.

Ela ainda diminui o risco de doenças degenerativas e apresenta pouco risco de causar lesões. Nessa zona, 10% dos carboidratos são queimados (usados como fonte de energia), 5% de proteínas são queimadas e 85% de gordura é queimada. A desvantagem é que é necessário muito tempo de atividade física nessa zona para se ter uma queima de gordura.

ZONA DE QUEIMA DE GORDURAS (também conhecida como Zona de Fitness) – Corresponde a 60%-70% do batimento cardíaco máximo.

Novamente, 85% das calorias queimadas nessa zona são provenientes da gordura, 5% de proteínas e 10% de carboidratos. Estudos têm demonstrado que nessa zona são mobilizadas gorduras para serem usadas como fonte de energia pelos músculos. Dessa forma, os benefícios dessa zona vão muito além daqueles obtidos na Zona Saúde do Coração.

Agora você vai aumentar o número de calorias queimadas e obter mais benefícios cardiorespiratórios. Como 85% das calorias queimadas são provenientes da gordura, essa é a zona preferida por aqueles que querem ficar com um visual mais definido e sarado, com um percentual mais baixo de gordura corporal.

Em relação ao tempo de atividade, a sua meta deve ser exercitar-se por 30 minutos dentro dessa zona de treinamento. Isso porque depois de 20 minutos você começa a queimar mais calorias. Seu corpo precisa de tempo para aquecer.

ZONA DE ENDURANCE/RESISTÊNCIA (Também conhecida como Zona Aeróbica) –Corresponde a 70%- 80% do batimento cardíaco máximo.

Essa é a zona preferida se você está treinando para eventos de Endurance (Resistência), tais como maratona, ciclismo, futebol, dentre outros. Nessa zona sua capacidade funcional vai melhorar muito. Há um aumento do número de vasos sanguíneos, da ventilação pulmonar, uma maior oxigenação corporal, um aumento do vigor físico e do volume de sangue bombeado.

O seu número de batimentos cardíacos em descanso vai diminuir. Mas o que tudo isso significa? Isso quer dizer que todo o seu sistema cardiovascular e respiratório vai melhorar e você vai melhorar a sua saúde, e, em particular, a do seu coração. Nessa zona, 50% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos, 50% das gorduras e menos de 1% das proteínas.

ZONA DE VO2 MÁXIMO (Também conhecida como Zona de Performance ou Zona Anaeróbica) – Corresponde a 80%-90% do batimento cardíaco máximo.

Os benefícios dessa zona incluem a melhora no VO2 máximo (máximo de oxigênio que você consome durante o exercício) e dessa forma uma melhora no sistema cardiorespiratório. Há, ainda, maior tolerância ao ácido lático, o que significa que a sua resistência vai melhorar e você não irá se cansar tão facilmente.

Pela intensidade ser alta, mais calorias serão queimadas nessa zona quando comparada às 3 zonas anteriores. Apesar de mais calorias serem queimadas nessa zona, 85% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos, 15% da gordura e menos de 1% da proteína.

ZONA DE ESFORÇO MÁXIMO (Também conhecida como "Zona da Linha Vermelha") – Corresponde a 90%-100% do batimento cardíaco máximo.

Essa zona queima mais calorias do que qualquer outra, só que é a zona em que as gorduras são menos utilizadas como fonte de energia. Cerca de 90% das calorias queimadas são provenientes de carboidratos, 10% de gorduras e menos de 1% de proteínas.

Essa zona é tão intensa que poucos conseguem ficar nessa zona por muito tempo. Você só deve treinar nessa zona se estiver em ótima forma física. Geralmente, as pessoas usam essa zona para intercalar o treinamento. Por exemplo, você pode intercalar seu treinamento entre a Zona Aeróbica e a Zona de Esforço Máximo.

Os monitores cardíacos:

Os monitores cardíacos são praticamente indispensáveis para assegurar que os objetivos do seu treinamento sejam alcançados. E, hoje, eles se tornaram tão sofisticados que, além de informar os seus batimentos cardíacos, contam ainda com dezenas de funcionalidades para sempre proporcionarem a você o maior número de benefícios nos seus exercícios.

Conheça todos os monitores cardíacos à venda no CorpoPerfeito.

Produtos Relacionados:


Voltar