HOME > ARTIGOS

Treino heavy duty

TREINO HEAVY DUTY

Quem almeja os maiores resultados com treinamentos de musculação, se não conhece ainda vai querer saber do Heavy Duty. Este é um dos sistemas mais intensos, severos e que requerem acima de tudo, força de vontade e dedicação acima de tudo. Tem que ser tipo um mantra, ou estilo de vida, pois é necessária uma nutrição extremamente adequada, junto a um bom descanso, tudo isso conectados a um tipo de treino ‘agressivo’.

Este sistema de treinamento foi utilizado por grandes nomes como Dorian Yates, Ronnie Coleman e Casey Viator, com conquistas de físico e conquistas mundiais do fisiculturismo.

O Heavy Duty foi criado por Mike Mentzer, inspirado em outros treinamentos extremos como o HIT. Mas Mike foi além e sempre procurou aperfeiçoar seu treino através de métodos que envolviam um volume alto, nutrição diferenciada e foi premiado como único atleta que conseguiu a pontuação máxima no Mr.Universo.

Após encerrar a carreira de atleta, O HD foi oficialmente lançado por Mike Mentzer, como treinador, que criou protocolos a serem seguidos para o treino ter seu aproveitamento elevado. Como todo treinamento, ele tem algumas fundamentações que mostram como funciona o sistema do treino:

·         Treino intenso: Alcançar o máximo da musculatura, até a falha

·         Treino breve: Treinamentos curtos de poucas repetições

·         Treino descansado: O treino deve ter um intervalo longo entre cada dia de treino, para maior recuperação da fibra muscular

·         Treino seguro: Não realizar treinamento com riscos de superar a sua segurança em busca de um maior resultado

Na mesma escala de importância do estímulo do músculo através dos treinos, é essencial o fornecimento de nutrientes para que o corpo se recupere e se desenvolva da melhor forma possível.

Se você comer menos calorias que o necessário, o ganho de massa muscular será inexistente, e se comer desnecessariamente a mais, vai converter o extra em gordura. Mentzer recomendava o uso de carboidratos,lipídios e proteínas e alimentos de alta densidade energética.Além disso, recomendavaainda um consumo de água de aproximadamente 6 litros por dia. É estimado o ganho de 150-300Kcal diariamente. Um dos suplementos favoritos de Mentzer era a creatina.

COMO FUNCIONA O HEAVY DUTY

O treino definido por Mike Mentzer trabalha até a fadiga extrema do músculo que esteja sendo trabalhado naquele instante, e somente com essa falha que se atingirá o máximo de estímulo à musculatura. E quem está já acostumado com aquelas séries longa de 4x8,3x12 ou 3x15, pode esquecer.

É realizada somente uma série de 4 a 8 repetições em cada exercício, e na fase concêntrica, que é quando o movimento é em sua direção, você está sozinho, ninguém deve lhe ajudar. Entretanto, a fase excêntrica, nas repetições forçadas pode haver auxílio, desde que seja MÍNIMO.

O treino geralmente fica dividido entre peito/costas; pernas; e ombro/braços, sempre dando de 1 a 2 dias de descanso entre os treinamentos, e no máximo 8 exercícios por treinamento. Nesses exercícios, trabalhos compostos são priorizados, a fim de estimular músculos menores sem a necessidade de fazer séries isoladas para cada grupamento muscular.

Apesar da necessidade de recuperação, Mentzer não recomendava mais do que 8 dias de descanso para cada músculo, e a frequência é levada em consideração. Faltar a academia NÃO é uma hipótese.


Voltar