HOME > ARTIGOS

Como escolher sua academia

Untitled Document

Com o término das festas de fim de ano, após os inevitáveis excessos gastronômicos cometidos nessa época, geralmente começam as preocupações de "correr atrás do prejuízo". Todo início de ano normalmente nos leva a algumas reflexões, dentre as quais o questionamento a respeito de nossa saúde e estética corporal. É portanto nessa época que um grande número de pessoas procura as academias e centros de prática esportiva para iniciar um programa de condicionamento físico.

Torna-se importante, ao escolher sua academia, considerar alguns pontos que serão decisivos para que a iniciativa de fazer exercícios não termine em frustração, desestímulo e desperdício de dinheiro.

Assim, poderíamos relacionar alguns aspectos a serem considerados criticamente ao fazer tal escolha:

- Verifique inicialmente a distância de sua casa ou local de trabalho em relação à academia escolhida. Ninguém resistirá enfrentar longos períodos de deslocamento por muito tempo. Por mais que esta ou aquela academia estejam "na moda", se o seu propósito for frequentá-la sistematicamente o acesso precisa ser fácil.

- Certifique-se de que a academia possui uma retaguarda adequada na área médica e na avaliação física. Estes pontos serão de fundamental importância para sua segurança e qualidade de atendimento.

- Procure conhecer as dependências da academia, e se possível solicitar uma aula grátis antes de se decidir. Preste atenção na qualidade, segurança e estado de manutenção dos equipamentos.

- Visite a academia no horário que você pretende frequentá-la. Muitas vezes, o acúmulo excessivo de alunos em determinados horários quase inviabiliza a utilização de esteiras e bicicletas ergométricas.

- Solicite a identificação e qualificação dos professores que irão atendê-lo(a). Atualmente é fundamental que os professores tenham formação e especialização na área de atuação. Sua saúde e integridade física dependerão da capacitação desses profissionais.

- Verifique os planos que lhe serão oferecidos. Para evitar perder dinheiro, tenha certeza de que poderá frequentar a academia pelo período de tempo que você pagou antecipadamente.

- Finalmente, não se esqueça que a prática regular de exercícios deverá ser sobretudo o fator determinante de uma mudança de hábitos de vida. Não faça expectativas exageradas dos benefícios que os exercícios poderão trazer isoladamente. Procure paralelamente se reeducar para uma vida mais saudável.





Prof. Dr. Turibio Leite de Barros Neto


Voltar