HOME > ARTIGOS

Exercício e Osteoporose

Untitled Document

Queijo, leite, sol e exercício. Essa combinação de fatores sem dúvida seria capaz de assegurar a prevenção de um dos sérios problemas que acometem os habitantes dos grandes centros urbanos atualmente: a osteoporose. Os hábitos de vida dos indivíduos que "sobrevivem" nas grandes cidades dificilmente possibilitam a conjugação dos três fatores necessários à saúde dos ossos: cálcio, sol e atividade física.

Em primeiro lugar, o hábito de ingerir leite e seus derivados infelizmente deixou de ser quase uma obrigação, como era há alguns anos atrás, talvez em função da substituição desses alimentos pelos do tipo "fastfood" nas refeições geralmente feitas fora de casa. Por outro lado, a tendência ao verdadeiro confinamento que as pessoas se submetem nos edifícios, escritórios e automóveis, cada vez mais nos "protege" da luz solar. E finalmente, a tendência à vida sedentária acaba por completar a trilogia da predisposição à osteoporose.

A preocupação com esse problema é tão grande que nos Estados Unidos existem campanhas ocupando enorme espaço na mídia com o intuito de prevenir a osteoporose utilizando a figura de um indivíduo jovem, ou seja, procurando mudar hábitos de vida da população.

A recomendação de ingerir cálcio, tomar sol e fazer exercícios deve, portanto, ser estendida à toda população, principalmente as mulheres com mais de 40 anos, nas quais, por alterações hormonais, o problema se torna mais sério.

A propósito, o saudável exercício de hidroginástica, que vem se tornando um hábito cada vez mais adotado pelas mulheres na terceira idade, deve ser complementado com exercícios de caminhadas, uma vez que o exercício realizado dentro da água acaba não tendo o mesmo efeito sobre os ossos do ponto de vista da incorporação do cálcio. Isso absolutamente não significa que a hidroginástica não seja indicada ou não traga benefícios, mas simplesmente que ela deve ser complementada com exercícios de sustentação do peso corporal.

Em resumo, para evitar a osteoporose, a trilogia da saúde é: sol, exercícios e cálcio.


Prof. Dr. Turíbio Leite de Barros Neto


Voltar