HOME > ARTIGOS

Whey, muito além de um suplemento ergogênico

Nesse trabalho, comentarei algo sobre a proteína do soro do leite.

Whey Protein, como é conhecido entre os usuários do produto, é uma proteína que tem funções além de seu efeito ergogênico. Estudos indicam que ela tem capacidade antioxidante e imunoestimulante, e trabalhos clínicos e experimentais mostram que o suplemento de Whey Protein pode aumentar os níveis de glutationa. A glutationa é uma molécula antioxidante importante no nosso organismo. Ela possui várias funções, dentre as quais podemos citar a função antioxidante em todos processos biológicos, e também a de detoxificante de substancias altamente carregadas.

Um exemplo simples: quando, sob estresse oxidativo, o organismo lança mão de antioxidantes clássicos, como vitamina E e vitamina C, a glutationa funciona como uma molécula que aumenta a atividade antioxidante das vitaminas citadas acima, o que culmina num processo antioxidativo mais eficaz. Então, usar o Whey Protein apresenta outras faces de uso e aplicações. Pode ser usado também como base auxiliar para prevenção de tensão oxidativa em exercício aeróbico.

O fato do Whey Protein conter um teor relativamente bom em aminoácidos ramificados (BCAA), pode sugerir um efeito diminuidor da fadiga central em exercício de longa duração, que é uma das aplicações do BCAA.




Dr. Henry Okigami

Bibliografia:

- Tseng et all. Whey protein concentrate promotes the production of glutathione (GSH) by GSH reductase in the PC12 cell line after acute ethanol exposure. Food and Chemical Toxicology 44 (2006) 574-578;

- Cross ML, Gill HS. Modulation of immune function by a modified bovine whey protein concentrate. Immunology and Cell Biology (1999) 77, 345-350


Produtos Relacionados:


Voltar