HOME > ARTIGOS

O treinamento sub-aquático

Untitled Document

A água continua cada vez mais sendo utilizada como um importante aliado nos programas de condicionamento físico e reabilitação. Depois da hidroginástica e do deep-running, surge agora uma nova metodologia de treinamento aquático: trata-se do treinamento do gesto esportivo das diferentes modalidades com o atleta submerso. Por mais incrível que possa parecer, o princípio do método é o de reproduzir os movimentos específicos de cada esporte com o indivíduo inteiramente submerso, usando a resistência da água como sobrecarga para a obtenção dos efeitos do treinamento.

Do ponto de vista fisiológico, os benefícios são enormes. Em primeiro lugar, não existe o grande fantasma do treinamento de alto rendimento, que é o impacto nas articulações, uma vez que o empuxo da água reduz sensivelmente o efeito da gravidade, quase anulando a sobrecarga articular.

Do ponto de vista da especificidade do treinamento, o resultado também será excepcional, devido ao fato de que são solicitados exatamente os grupos musculares diretamente responsáveis pelo movimento. Existe também um benefício a mais, que podemos atribuir à situação agradável do contato com a água. Manter uma temperatura adequada, o conforto térmico e a manutenção da temperatura corporal sem grande perda de suor constituem-se em vantagens adicionais.

O efeito visual para quem observa através de uma janela de vidro lateral é verdadeiramente incrível: a impressão é a de um esporte filmado em câmera lenta. O que acrescenta um efeito diferente é a utilização de sistemas de respiração sub-aquática semelhantes aos dos mergulhadores, com a diferença que os tubos de oxigênio ficam fora da piscina.

Certamente, logo estaremos aplicando essa metodologia como treinamento para algumas modalidades aqui no Brasil; as imagens de um treinamento de futebol sub-aquático com certeza não demorarão a aparecer. A capacidade de adaptação e improvisação dos profissionais brasileiros logo resultará em uma solução capaz de incorporar esse método às nossas necessidades.



Prof. Dr. Turibio Leite de Barros Neto


Voltar