HOME > ARTIGOS

BCAA

O BCAA (leucina, isoleucina e valina) é um conjunto de aminoácidos de cadeia ramificada, também muito utilizado como suplemento para ganho de massa muscular. Trabalhos recentes identificaram inclusive o modo de ação do mesmo e, do ponto de vista bioquímico, está esclarecido como o BCAA atua. O que resta agora a descobrir é a dose ideal e a composição ideal.

Há uma tendência muito grande em se valorizar muito a leucina, pois os primeiros trabalhos demonstrando o efeito deste aminoácido no músculo são muito promissores. O BCAA também tem aplicação na fadiga central. Estudos indicam que a fadiga central resulta de um acúmulo de serotonina no cérebro, e o BCAA, por competir com o triptofano para entrada no cérebro, diminui a produção de serotonina, diminuindo então a fadiga central. A maltodextrina, ou ainda outros carboidratos, têm efeito sinérgico ao BCAA na fadiga central, daí o uso destes associados com esta finalidade.


Dr. Henry Okigami

Bibliografia:

- Clessron M. Interrelationship between Physical Activity and Branched-Chain Amino Acids. J. Nutr. 135: 1591S-1595S, 2005.

- Newsholme EA, Blomstrand E. Branched-Chain Amino Acids and Central Fatigue. J. Nutr. 136: 274S-276S, 2006.



Voltar