HOME > ARTIGOS

Suplementação, quando?

Em estudo publicado no final de 2006, foi avaliado o efeito do momento da suplementação em exercício de resistência destinado a hipertrofia muscular, ou seja, a estratégia de consumo de proteína e carboidrato antes e/ou após cada trabalho.

O estudo foi realizado em indivíduos masculinos com consumo de suplemento pré e pós exercício, pela manha e à noite, desconsiderando o horário do exercício. Foram avaliados força e composição corporal, bem como realizou-se biópsia do músculo vasto lateral para determinar o tipo de fibra e outros dados. Os resultados demonstraram que o consumo pré e pós exercício leva a um maior aumento de força e da massa corporal magra. O uso de suplemento pré e pós exercício também resultou em maior concentração de creatinina e glicogênio no músculo após programa de treino.

Conclui-se então que o momento de uso de suplemento representa uma estratégia simples, porém eficaz, de aumentar as adaptações desejadas ao exercício de resistência.



Dr. Henry Okigami

Bibliografia:

- Cribb PJ, Hayes A. Effects of supplement timing and resistance exercise on skeletal muscle hypertropy. Med Sci Sports Exerc 1918-1915.



Voltar