Varizes/Insuficiência Venosa

(Informações e Dicas)

Insuficiência venosa é um distúrbio resultante da dificuldade do sangue em retornar dos membros inferiores, pés e pernas, para o coração. Este distúrbio pode ocorrer devido coagulação sangüínea excessiva ou inflamação das veias das pernas. A insuficiência venosa é resultado da incapacidade das válvulas das veias das pernas de segurar o retorno do sangue contra a gravidade, e dessa forma a circulação do sangue nas veias fica prejudicada. Este problema leva formação das varizes e pernas inchadas.

Varizes são veias dilatadas e deformadas perto da superfície da pele que tendem a desenvolver uma coloração azulada. Quando as válvulas das veias enfraquecem, acúmulos de sangue se formam nas veias e tendem a provocar a sua dilatação. Ficar em pé ou sentado por muito tempo, não fazer exercícios, bem como a obesidade e a gravidez podem aumentar a formação de varizes. Algumas vezes, as varizes podem ser dolorosas.

Sintomas:

  • Sensação de perna pesada. Essa sensação piora depois que a pessoa passa muito tempo em pé e melhora se elevar as pernas;
  • Inchaço de tornozelos, pés e pernas;
  • Se a insuficiência venosa progredir, a pele tende a escurecer e úlceras podem aparecer. Freqüentemente a insuficiência venosa gera varizes;
  • Dores;
  • Coceira;
  • Varizes geralmente aparecem nas pernas como veias dilatadas e deformadas perto de superfície da pele e podem parecer azuladas.

Dicas de estilo de vida:

Pessoas com insuficiência venosa ou varizes não devem ficar sentadas ou de pé por períodos muitos longos. Quando estiverem sentadas devem procurar elevar as pernas. Andar ajuda a melhorar a circulação do sangue nas veias. Usar meias específicas para comprimir as pernas pode ajudar na prevenção das varizes. Além disso, é uma boa idéia se exercitar (por exemplo, andar, nadar, pedalar) para manter a saúde dos vasos sanguíneos. Vale lembrar que a obesidade é uma das causas da varize, portanto, é recomendado o emagrecimento e controle para quem está acima do peso adequado.

Opções cirúrgicas:

São indicadas como opções de tratamento a remoção cirúrgica de veias, a terapia a laser e a escleroterapia, que são injeções de soluções químicas nas veias atingidas. Úlceras na pele em decorrência da má circulação e varizes podem surgir, e estas são tratadas com compressas que contêm soluções de antibióticos.

Substâncias que podem ajudar:


Castanha da Índia: A castanha da índia (Aesculus hippocastanus) atua reduzindo o processo de retenção capilar, sendo indicada portanto para quadros de insuficiência venosa crônica, incluindo varizes nas pernas e hemorróidas.

Centella Asiática: Estudos mostraram que a centella asiática pode ser usada com sucesso contra a insuficiência venosa e as varizes. O uso da centella é muito popular na Europa.

Vitis (Proantocianidinas): As proantocianidinas, princípio ativo do vitis, ajudam a bloquear a deterioração dos vasos sanguíneos e os fortalecem; conseqüentemente ajudam nos distúrbios que envolvem veias e artérias. O Vitis é amplamente usado na Europa.

NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: