Tênis

O tênis é um esporte de velocidade, disciplina tática e cálculo. Para ter um melhor desempenho é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexível, bastante explosão muscular e uma coordenação muito boa. Você pode aprimorar cada vez mais suas habilidades com muito treino e praticando bastante o esporte.

Além disso, é essencial ter uma boa alimentação e usar os suplementos corretos para suprir as necessidades do organismo de nutrientes que não estão presentes em abundância em nosso corpo e nos alimentos.

Este guia mostrará quais são os suplementos mais indicados para os atletas e praticantes do tênis:

- Suplementação para auxiliar no tênis:

Sports drinks: É importante para o tenista porque é rico em carboidratos e repõe a perda de líquidos, fluídos e eletrólitos no corpo. A base da alimentação do tenista deve ser de carboidratos, porque é a principal fonte de energia para a prática de qualquer atividade física. Além disso, os sports drinks repõem a perda de eletrólitos, que são minerais essenciais para o corpo. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, em especial o sódio e o potássio, presentes em sports drinks são muito importantes, principalmente com relação reidratação. Os sports drinks devem ser ingeridos antes, durante e depois das partidas para fornecer energia e manter os tenistas hidratados. Os sports drinks não deixam o atleta pesado, com isso o tenista não perde em velocidade e agilidade.

Barras energéticas: são importantes para os tenistas porque são ricas em carboidratos. A alimentação e suplementação do tenista deve ser rica em carboidrato, pois é a principal fonte de energia para a prática de atividades físicas. As barras energéticas são muito práticas, leves e rapidamente absorvidas pelo organismo, podem ser ingeridas durante a partida e fornem energia, não deixando o tenista pesado.

Glucosamina: No tênis, as articulações do joelho, do cotovelo e do ombro são muito exigidas o tempo todo. Para os praticantes e jogadores de tênis, é importante a manutenção de juntas e articulações saudáveis para um melhor desempenho atlético e físico. A glucosamina mantém as articulações saudáveis, podendo ser obtida de fontes naturais.

Multivitamínicos: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Whey protein: É a principal fonte de proteínas que existe e é essencial para todos os esportistas. O whey ajuda no crescimento muscular, o que é sinônimo de reparo muscular. Ele ajuda no crescimento muscular e também na recuperação muscular, causada por estresse físico depois de exercícios físicos intensos. Quando você está na quadra correndo o tempo todo atrás da bola para devolvê-la para o lado adversário, seus músculos precisam estar fortalecidos. Com músculos fortes você poderá ter um melhor desempenho dentro da quadra. O whey protein pode ser tomado antes das partidas para ajudar no crescimento e manutenção de massa muscular e após as partidas para ajudar na recuperação.

Guaraná: Fornece energia para o corpo, mantendo excelente nível de performance durante a partida. Além disso, mantém você ligado na partida por ajudar em uma boa atividade da adrenalina e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a lembrar das jogadas planejadas e a ter uma noção de tempo de jogo e uma melhor colocação na quadra, ajudando na antecipação das jogadas dos adversários. Mas tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

- Benefícios do tênis:

  • Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória.
  • Melhora a coordenação motora e reflexos.
  • Gasto calórico de cerca de 500 Kcal/hora.

- Riscos/cuidados do tênis:

  • Riscos de lesões nos joelhos e cotovelos, assim como dores musculares e tendinites.
  • Fortalecer músculos e articulações para evitar lesões, principalmente no ombro.
  • Uma dieta rica em carboidratos garante uma reserva de glicogênio nos músculos durante a partida.

- Principais grupamentos musculares trabalhados no tênis:

  • Bíceps.
  • Costas.
  • Pernas.
  • Abdômen.

- Dicas para um melhor rendimento físico no tênis:

  • No tênis, o fundamental é chegar até a bola. Então, fazer exercícios para desenvolver a velocidade dos pés vai ajudar bastante o jogador a cobrir a quadra mais rapidamente e eficientemente.
  • No tênis, os fatores que vão fazer a diferença no seu rendimento físico e atlético são: resistência; velocidade; velocidade de reação; força nos braços e pernas; e flexibilidade. Portanto, exercícios cardiorespiratórios para ganhar resistência e velocidade são bastante indicados. Assim como a musculação é indicada para treinar a resistência e fortalecer braços e pernas.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o tênis:

  • Raquete: para iniciantes deve ser um pouco mais simples e deve enfatizar a força. À medida que o praticante for ganhando experiência a raquete deve ser um pouco mais evoluída e deve enfatizar o controle.
  • Tênis: deve ser do tamanho exato dos pés, deve ter o encaixe perfeito, e é ideal que não estique.
  • Bolas: as bolas são pressurizadas para que possam quicar na quadra de tênis. Elas são cobertas por feltro e borracha. Seja em treinos ou em jogos o ideal é que o estoque de bolas seja reforçado, para que não se perca tempo correndo atrás de bolas a todo momento.
NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Referências bibliográficas:


1. 'Carbohydrates' in Berning, J. and Nelson-Steen, S., 'Sports Nutrition for the 90s', Aspen, Maryland, 1991).
2. 'Bicarbonate Loading', Heigenhauser, G. and Jones, N. In Lamb, D. and Williams (eds).
3. 'Ergogenics, Enhancement of Performance in Exercise and Sport,' Brown & Benchmark, lowa, 1991).
4. Howard Brody. Tennis Science for Tennis Players.
5. Tennis Science & Technology (Hardcover) (by England) International Congress on Tennis Science and Technology (1st: 2000: London), Steve Haake (Editor), A. Coe (Editor)
6. See W. T. Gallwey, The Inner Game of Tennis (1974)
7. V. Braden and B. Bruns, Vic Braden's Tennis for the Future (1977).

Produtos Relacionados: