Substitutos de Refeição

Preparar-se para uma competição é fundamental em qualquer esporte. No squash não poderia ser diferente. Qualquer que seja seu nível de jogo, a preparação adequada é essencial. O squash é um esporte que exige bastante movimentação dentro da quadra. Portanto, é preciso estar preparado para agüentar o ritmo intenso de jogo. Treinar o condicionamento cardiorespiratório e fazer exercícios de musculação é essencial para melhorar seu rendimento durante a partida.

É fundamental ter bastante potência e resistência muscular tanto nos músculos inferiores como nos músculos superiores. É preciso ter bastante resistência nas pernas, pois é um jogo corrido e movimentado. É necessária uma preparação adequada para agüentar o ritmo até o final da partida. É importante também um treinamento de força para os braços para aumentar a potência de suas raquetadas.

É um esporte que está perfeitamente adaptado aos hábitos das pessoas que moram em grandes cidades e de fácil aprendizado para homens, mulheres e crianças de todas as idades. Por ser jogado em ambiente fechado e coberto está livre das mudanças climáticas. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, a quadra vai estar sempre em perfeitas condições de uso.

Para melhorar seu rendimento físico e elevar a sua performance nas partidas, é essencial ingerir os nutrientes adequados. Assim você poderá aumentar seu sistema imunológico, seus níveis de energia, sua potência muscular, sua concentração e reduzir gorduras de maneira saudável.  

Por isso, preparamos uma lista com os suplementos mais indicados para os praticantes de squash.

- Suplementação para auxiliar no squash:

Sports drinks: Qualquer atividade física requer uma alimentação rica em carboidratos para gerar energia para os exercícios. Carboidratos e eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e se manter firme até o fim do jogo de squash. Os sports drinks são uma importante fonte de carboidratos e eletrólitos. As partidas de squash têm um ritmo intenso do início ao fim, por isso perde-se bastante líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes em relação à reidratação.

Multivitamínicos: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Energéticos em gel: São muito práticos, cabem na mochila, na bolsinha de academia ou até no bolso do short, por isso são muito eficientes para os praticantes de squash. Os energéticos em gel são ricos em carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Os energéticos em gel têm um sabor delicioso e podem ser ingeridos antes, durante ou depois das aulas. Eles elevam os seus níveis de energia e não pesam no estômago. Quanto mais energia você tiver para praticar o seu esporte, melhor será seu desempenho.

Whey protein: É a fonte ideal de proteínas para os praticantes de squash. O whey protein (proteína do soro do leite) é rapidamente absorvido pelo organismo e é uma proteína completa de altíssima qualidade com altas concentrações de todos os aminoácidos essenciais. Além de ser importante como um reparador dos danos dos tecidos musculares, o whey é bastante eficiente na redução da gordura corporal. Ele fornece energia aos músculos trabalhados durante o jogo ou treinamento de squash. Por ser de rápida absorção, quando usado depois das aulas, o whey vai rapidamente para o músculo, sendo excelente para a recuperação muscular.

- Benefícios do squash:

  • É um excelente exercício aeróbico, que diminui os sentimentos de ansiedade, raiva e depressão. Aumenta a sensação de bem-estar.
  • Reduz riscos de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, como hipertensão, diabetes, disfunções de imunidade e outros tipo de doença.
  • Ajuda a relaxar e a dormir bem.
  • Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
  • Ajuda na prevenção da osteoporose.
  • Auxilia no controle do peso.

- Riscos/cuidados do squash:

  • Estiramentos musculares, principalmente nas pernas, braços e parte baixa das costas. Essas contusões no geral não são muito sérias, mas podem limitar sua performance durante a partida.
  • Se a quadra não tiver ventilação suficiente, pode causar tonteira por causa do calor. O que prejudica na sua performance durante a partida.
  • Tendinites no cotovelo.
  • Segurar a raquete de forma não adequada pode causar estresse no punho.
  • É essencial usar uma proteção para os olhos. A bola pode atingir seus olhos e machucar se você não estiver usando a proteção adequada.

- Principais grupamentos musculares utilizados no squash:

  • Costas.
  • Pernas.
  • Abdômen.
  • Braços.

- Dicas para um melhor rendimento físico no squash:

  • Seu condicionamento físico irá melhorar se, junto com o squash, você praticar exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e natação.
  • Malhar pernas, braços, costas e abdômen melhora bastante o rendimento no jogo de squash, pois são musculaturas bastante utilizadas no esporte.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o squash:

  • Raquete: é o principal equipamento para a prática do squash. Originalmente elas eram feitas de madeira, porém com o passar do tempo elas evoluíram e novos materiais começaram a ser utilizados. Depois surgiram as raquetes de alumínio. Hoje em dia são usadas as de grafite e fibra de carbono. A tendência é que surjam novos materiais para que as raquetes passem a ser cada vez mais leves e ter a resistência desejada.
  • Bolas: têm um padrão de tamanho e material, sendo que seu diâmetro máximo permitido é de 40 mm .
  • Tênis: deve ter sola de borracha branca ou incolor, isso evita que o piso da quadra seja marcado. Outra qualidade que um bom tênis deve ter é a parte de trás firme e o meio flexível.
  • Corda para raquete: encordoar bem a raquete é muito importante. Há variações nos materiais dos quais as cordas são feitas e também da tensão que é colocada na raquete. Com uma tensão mais baixa se obtém maior potência, porém perde-se em controle. Com tensões mais altas pode-se ter mais controle, porém com menos potência.
  • Óculos de proteção: recomenda-se o uso de óculos de proteção para proteger os olhos de uma eventual bolada.
  • Roupas: devem ser leves. Shorts e camisetas são os mais recomendados para os homens e mulheres. As mulheres podem ainda usar saias ou vestidos, como os usados para jogar tênis.

Produtos Relacionados: