Sport Drinks

Sports drinks têm a função de maximizar a absorção de fluidos e aumentar a performance por meio do fornecimento de carboidratos e eletrólitos ao organismo.

Carboidratos:

Sports drinks foram feitos para serem usados durante os exercícios e, geralmente, contêm mais de um tipo de carboidrato. Ao conferir as informações nutricionais no rótulo, você encontrará uma combinação de carboidratos simples (sucrose, glicose e frutose) e carboidratos complexos (polímeros de glicose e maltodextrina).

O carboidrato é armazenado sob a forma de glicose no fígado e nos músculos e é a fonte de energia mais eficiente para nosso organismo, pois requer menos oxigênio para ser queimada do que proteínas ou gorduras.

Ao consumir carboidratos antes, durante e depois do exercício você evitará que o nível de açúcar no sangue diminua demais, e também ajudará a manter os estoques de glicogênio do corpo. Muitas pessoas não podem consumir alimentos antes e durante o exercício. Dessa forma, um desses sports drink será necessário para fornecer carboidratos. Além disso, as pessoas não obtêm o mesmo rendimento se estiverem se exercitando com a sensação de estômago "cheio".

Eletrólitos:

Com relação aos eletrólitos, eles agem de três formas no organismo:

1- São minerais essenciais para o corpo.
2- Controlam as trocas de água no organismo.
3- Ajudam a manter um equilíbrio ácido-básico necessário para atividades celulares normais.

O suor contém uma variedade de eletrólitos. Ele possui em sua composição alguns componentes, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato.

Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks, são muito importantes principalmente porque proporcionam a reidratação e repõem os fluidos perdidos durante a prática de exercícios. Eles reduzem a saída de urina, possibilitam que os fluidos se esvaziem rapidamente do estômago, promovem absorção pelo intestino e estimulam a retenção de fluidos.

E por que não tomar apenas água ao se exercitar?

Beber apenas água causa a sensação de inchaço e não estimula a reidratação contínua, pois rapidamente elimina a sensação de sede. A água também estimula a saída da urina e, assim, é retida de forma ineficiente. Além disso, a água não contém carboidratos e eletrólitos tão importantes para quem está se exercitando.

Os sports drinks surgiram na década de 1960 quando o Gatorade desenvolveu seu produto usando uma combinação simples de sódio, glicose e água, que estimula a reidratação rápida. Hoje esses drinks evoluíram, com adição dos mais variados ingredientes e combinações. O objetivo principal deles é fornecer ao corpo o combustível necessário para atividades físicas intensas e prolongadas.

Então qual sports drink devo escolher?

Recomendamos que você leia os detalhes de cada produto e sua página específica. Na subcategoria Sports drinks você encontra todos produtos disponíveis no site, sendo das melhores marcas e registrados. Leia atentamente a página de cada produto para fazer a escolha mais inteligente de acordo com as suas necessidades.

Produtos Relacionados: