Esqui

O esqui é um esporte técnico e de velocidade, que exige uma grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas. O programa de treinamento mais indicado para os praticantes de esqui deve ser praticar os movimentos e aprimorar a capacidade física. Os praticantes mais assíduos e as pessoas que desejam elevar o nível de competitividade e diminuir os riscos de lesões devem freqüentar uma academia de musculação durante o verão.

O esqui é um esporte que depende de neve para ser praticado, por isso é praticado durante o inverno. Mas é importante que você se cuide durante o ano inteiro. O mais importante é cuidar da alimentação, pois isso ajudará você a se manter saudável e cultivar uma boa forma física. Por ser um esporte que é praticado no frio, é muito importante suprir todas as necessidades que o seu corpo tem de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. Isso ajudará a manter seu sistema imunológico fortalecido.

Nem sempre o corpo produz os nutrientes que precisamos para manter o sistema imunológico fortalecido, cultivar ou aumentar a massa muscular e ajudar na recuperação muscular. Sendo que esses fatores são fundamentais para que o esquiador tenha um bom desempenho no esporte. E nem sempre conseguimos os nutrientes necessários dos alimentos. Por isso, os suplementos alimentares são tão importantes para os esportistas, pois eles suprem essas necessidades.

A lista, a seguir, indica quais os suplementos mais indicados para o esquiador.

- Suplementação para auxiliar no esqui:

Energéticos em gel: São ideais para os esquiadores, pois são ricos em carboidratos e práticos. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Os energéticos em gel podem ser levados junto com os esquiadores para o alto da montanha, pois são leves e muito práticos. Assim, antes da descida, o esquiador pode tomar o energético em gel e aumentar o seu nível de energia, sem que isso pese no estômago. Eles podem ser usados para repor facilmente as energias durante a prática do esqui, mantendo os níveis de energia e desempenho.

Barras protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). As barras protéicas fornecem proteína para o corpo e são superpráticas, podendo ser levadas para o alto da montanha e ingeridas antes da descida. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver pronto para descer pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas, além de saborosas, são uma excelente fonte de proteína, essenciais para o crescimento muscular. Por serem muito práticas, podem ser levadas para qualquer lugar.

Multivitamínicos: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante a prática do esqui e ajudam sua recuperação muscular.

Whey protein: É a principal fonte de proteínas que existe no mercado e é essencial para todos os esportistas. As proteínas são sinônimo de ganho de massa muscular. Whey protein é a fonte de proteínas de maior valor biológico que existe, ajuda no crescimento de massa muscular e é importante também na recuperação muscular. Assim, ela pode ser usada tanto antes como depois da prática do esqui. O aumento de massa muscular ajuda o esquiador a ganhar mais resistência física e suportar bem o ritmo na descida das montanhas. Ela é ideal também para acompanhar o treino de musculação do esquiador.

- Benefícios do esqui:

  • Gasto calórico de cerca de 460 Kcal/hora com intensidade moderada.
  • Praticantes de esqui têm alto índice de VO2 máximo. VO2 é a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo consegue colocar para dentro, devolver e usar em 1 minuto.

- Riscos/cuidados de esquiar:

  • Requer muito esforço dos joelhos, músculos das pernas e coxas, portanto é essencial uma boa preparação na academia antes de embarcar para uma estação de esqui.
  • Exercícios de alongamento são muito importantes, assim como os exercícios para melhorar a flexibilidade. Estes são essenciais para prevenir lesões.
  • Agasalhar-se muito bem, para evitar resfriados.

- Principais grupamentos musculares utilizados durante o esqui:

  • Coxas.
  • Músculos da perna em geral.

- Dicas para um melhor rendimento físico no esqui:

  • É importante manter uma prática habitual de exercícios, mesmo que seja moderada, durante o ano inteiro, e reforçá-la de 2 a 3 semanas antes de viajar.
  • Os exercícios aeróbicos, como a caminhada e a corrida, são importantes para melhorar a resistência dos músculos e articulações e aumentar a capacidade cardíaca e pulmonar, que são importantes para o esquiador.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o esqui:

  • Par de esquis com fixação para botas.
  • Botas de esqui.
  • Par de bastões.
  • Luvas.
  • Óculos.
  • Casaco.
  • NOTA: Este centro foi desenvolvido pelos especialistas do CorpoPerfeito e está protegido pelas leis de direitos autorais. Sua reprodução é proibida. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Produtos Relacionados: